:: Filme Donnie Darko ::

Publicado: 03/11/2006 em Entretenimento

[SITE OFICIAL]  [TRILHAS] [TRAILER]

Donnie (Jake Gyllenhaa, mesmo ator que fez o fime Homem Aranha) é um jovem brilhante e excêntrico, que cursa o colegial mas despreza a grande maioria dos seus colegas de escola. Donnie tem visões, em especial de um coelho monstruoso o qual apenas ele consegue ver, que o encorajam a realizar brincadeiras destrutivas e humilhantes com quem o cerca. Até que um dia uma de suas visões o atrai para fora de casa e lhe diz que o mundo acabará dentro de um mês. Donnie inicialmente não acredita na profecia, mas momentos depois um avião cai bem no telhado de sua casa, quase matando-o. É quando ele começa a se perguntar qual o fundo de verdade na previsão do fim do planeta.
Este filme muito parecido com "A Passagem". Eu, como amo este tipo de filme pois me identifico muito com os personagens. Só para constar, a trilha sonora, recheada de músicas bacanudas da década de oitenta, é ótima! E só pra constar (também), o filme se passa em 1988. Muitos temas são abordados durante o filme como a crítica social, especialmente ao Welfare State (Estado de Bem estar) e suas conseqüências sobre a sociedade norte-americana, a hipocrisia humana, o questionamento da religiosidade, a física envolvida na temática da viagem do tempo e o soberbo questionamento psicológico do personagem principal e sua inadaptabilidade aos falsos valores morais a que lhe são impostos.
Sombrio e doentio, Donnie não é um personagem construído a margem da sociedade, não é um estereotipo de anormalidade (não é negro, não é pobre, não é discriminado, enfim) mas tem sua vida controlada artificialmente por remédios e sua repugnância aos valores a ele impostos é tão grandiosa que ele vive durante todo o filme sob o impacto de tais negações, revoltado e deprimido e mesmo por vezes sob a égide de uma certa insanidade refletida em um olhar diferenciado que chega a perturbar o expectador profundamente mesmo nos poucos momentos de felicidade que ele possui.
A trilha sonora repleta de clássicos dos anos oitenta é fenomenal e a interação entre as músicas e o filme constituem não só pistas sobre o que está acontecendo (de uma forma belíssima e poética) como contribuem para a atmosfera da projeção.
"Demente, picótico, doentio, ou seja, perfeito!"

comentários
  1. Affonso disse:

    ::
     
    Te encontrei lá na comunidade MSN Space – [[ORKUT]]
    Estou te convidando para a lista de amigos no SPACE.
    O convite já foi enviado…
     
    PS: Seu Space tá Show!!!! Caprichou…
    Parabéns!
     
    Abração,
    Caê.
     
    ::

Deixe um comentário